Vinil Kid Abelha - Acústico (2LP Colorido)
Reedição em vinil duplo reapresenta o “Acústico” do Kid Abelha, um campeão de vendas que marcou fãs de várias gerações.
Não tem acaso nessa história: este é o disco mais vendido da trupe que se consagrou, década após década, hit após hit, como a maior banda pop de sua geração, surgida no começo dos anos 1980 no Brasil. Gravado ao vivo em 17 e 18 de setembro de 2002, “Acústico” proporcionou ao Kid Abelha valorizar a força atemporal e a essência de suas canções, em formato orgânico, sem abdicar da energia e da colorida paleta de emoções.
Quase todo madeira e cordas, elegante nos sopros e com orquestrações de Eduardo Souto Neto em quatro faixas, o trabalho que ressurge agora em vinil duplo trazia valiosas credenciais de autenticidade — afinal, antes de disco e programa de TV, ganhou vida como um show rigorosamente ensaiado e executado com excelência — e amadurecimento para um Kid que chegava aos 20 anos de carreira com a popularidade lá no alto.
A opção pela estética unplugged foi a deixa perfeita para que o som de Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato deixasse para trás de vez padrões de produção do milênio passado, incorporando estética e referências mais atemporais, ligadas ao classic rock americano, de artistas que eles pessoalmente adoram, como Fleetwood Mac e Crosby, Stills & Nash. Esse era um movimento que a banda já vinha fazendo havia um bom tempo, como atesta sua primeira experiência no formato, o álbum “Meio Desligado”, de 1996, que vendeu incríveis 600 mil cópias.
Com o “Acústico”, porém, o sarrafo foi lá para cima, e o Kid alcançou incríveis patamares de vendas, sendo propelido por uma turnê que durou inacreditáveis três anos. Hoje, aqueles arranjos são memória afetiva e identidade cristalizada de muitas das canções. Na época, entretanto, o que o repertório oferecia aos fãs eram versões poderosas de sucessos que eles já conheciam, entremeadas por uma dose generosa de novidades. Nas participações especiais preciosas, há Lenine, como bem definiu George Israel, “incorporando o louco” do verso “dizem que sou louco por eu ter um gosto assim”, no clássico de Hyldon “Na Rua, na Chuva, na Fazenda” (a essa altura, já incorporado ao repertório do Kid Abelha). E tem também, superfiel ao espírito original rodinha de violão dos “Acústicos”, Edgard Scandurra, do Ira!, revivendo seu sucesso “Mudança de Comportamento”, e — surpresa! — ajudando a renovar a “Como Eu Quero”.
Das três músicas inéditas apresentadas, a densa “Meu Vício Agora” (outra parceria de Paula e George) é a que se beneficia mais do quarteto de cordas. Mas o destaque absoluto é o clássico instantâneo “Nada Sei (Apneia)”, também de Paula e George, com refrão que logo ganhou tons de hino. “Sou errada, sou errante/ Sempre na estrada/ Sempre distante/ Vou errando enquanto o tempo me deixar”, canta Paula Toller, na plenitude dos 40 anos recém-completados, um marco que acrescenta complexidade e sabedoria aos versos.
A eterna juventude de uma banda curtida (em mais de um sentido) por diversas gerações e eras da música brasileira está expressa ali, na faixa de abertura do primeiro disco. Em seguida, “Eu Contra a Noite”, que era um sucesso recente, de “Surf” (2001) ressurge delicada, desenhada ao bandolim por Bruno Fortunato.
Ao longo das 19 faixas, o guitarrista mostra suas credenciais no território acústico, empolgando até os colegas — “Dá-lhe, Bruno!”, exclama Paula, depois de “Eu Tive um Sonho”. George Israel multiplica-se entre violão, dobro, sax-tenor, sax-alto e escaleta, além de dividir com Paula os vocais em uma vibrante versão de “Brasil” (composição dele com Cazuza e Nilo Romero) animada por trio de metais: Jefferson Victor (trompete), o paralama honorário Bidu Cordeiro (trombone), e Rodrigo Sha (sax tenor).
A força violonística do disco deve muito ao talento dos tarimbados Rodrigo Santos (ótimo reforço também nos vocais) e Nani Dias — ambos colegas de George em sua banda paralela Os Britos. Na bateria, Kadu Menezes mostra versatilidade e sensibilidade, para além do poderio e porradaria que os fãs do Kid admiram desde 1991.
Junto dele, transcendendo atribuições usuais da seção rítmica e driblando clichês de latinidade, está o saudoso percussionista argentino Ramiro Musotto (1963-2009) com suas artes: uma cuiquinha marota em “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda”, o berimbau traduzindo o suingue vocalizado por Claudinho & Buchecha em “Quero Te Encontrar”... A pérola pop da dupla, que já tinha sido citada pelo Kid nos shows anteriores, foi regravada ainda sob o impacto da morte de Claudinho dois meses antes (em 13 de julho de 2002), e tornou-se um dos hits radiofônicos, claro.
O produtor galês Paul Ralphes, que já era fã do Kid, trouxe sua artesania pop e, com um jeitinho meio mineiro, conquistou Paula e a banda com a visão que tinha para o projeto. Para isso, foi fundamental também a colaboração de outro nome, Humberto Barros, com quem Paul já tinha trabalhado antes em outro “Acústico”, do Cidade Negra. Responsável por piano, acordeão, órgão Hammond, piano elétrico Wurlitzer e vocais, o músico carioca salpica de lirismo e novidade várias faixas, de “Lágrimas e Chuva” a “Amanhã é 23”. E em “Garotos”, reduzida a piano e voz, ele fornece a Paula Toller a moldura perfeita para uma interpretação arrebatadora.
No encadeamento bem calibrado de hits incontornáveis, novidades e faixas intermediárias como “Maio”, o álbum deixa para o final “Te Amo Pra Sempre”, com o trio do Kid de pé, levantando também o público. Nunca é tarde para valorizar o povo que estava lá, em 2002, no Polo de Cine e Vídeo, em Jacarepaguá, no Rio, e contribuiu de forma intangível, porém audível, para o sucesso deste “Acústico”: eram quase todos fãs, vindos de vários pontos do Brasil, selecionados a partir de concursos de rádio em que precisavam provar seus conhecimentos sobre o Kid Abelha. O crédito pela vibe é deles.
Repertório dos LPs:
Disco 1 lado A:
1.Nada Sei (Apnéia)
2.eu contra a noite
3.No Seu Lugar
4.Quero Te Encontrar
5.Lágrimas E Chuva
Disco 1 lado B:
1.Maio
2.Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda (Casinha De Sapê)
3.Eu Só Penso Em Você
4.Grand' Hotel
5.Gilmarley Song
Disco 2 lado A:
1.Brasil
2.Os Outros
3.Amanhã É 23
4.Como Eu Quero
5.Mudança De Comportamento
Disco 2 lado B:
1.Eu Tive Um Sonho
2.Meu Vício Agora
3.Fixação
4.Te Amo Pra Sempre